Gesventure

A Gesventure foi constituída em 1999 pela iniciativa de Francisco Banha e Cristophe Chausson, dois empreendedores com experiências pessoais e profissionais que convergiram em muitos temas, nomeadamente na paixão de darem suporte a novos empreendedores no processo de angariação de capital que permita às respetivas empresas criar valor sustentável para a Sociedade.

Enquanto empresa especializada no domínio da assessoria estratégica e financeira, em operações de pequena e média dimensão, temos como propósito capacitar os empreendedores a alcançar os objetivos a que se propõem ao obter capital para reforçar os seus projetos, enquanto beneficiam da experiência, conhecimento e rede de contatos, no ecossistema empresarial, que esta tipologia de investidores é possuidora.

Neste contexto, a Gesventure tem vindo, ano após ano, a reforçar o seu envolvimento com a comunidade nacional e internacional de Business Angels, Operadores de Capital de Risco, redes especializadas de corporate finance, infraestruturas de suporte à inovação e ao empreendedorismo, bem como na conceção e dinamização de políticas públicas nas quais merece relevo o suporte à criação dos dois primeiros fundos de co-investimento de Business Angels lançados no mercado português.

Somos uma entidade que levamos a sério a transparência, orgulhando-nos de possuir um processo controlado (e auditado pela APCER no âmbito da Norma ISSO 9001/2015), que alcança crescimento, maximiza o valor e garante aos empreendedores elevadas taxas de concretização nas transações de obtenção de capital. Ao mesmo tempo, somos firmes em proteger a confidencialidade das operações em que estamos envolvidos, evitando lacunas e descontinuidades nas interações que possam influenciar um menor interesse e/ou falta de confiança entre empreendedores e investidores. Pelas mesmas razões, trabalhamos apenas com empreendedores com ética e integridade quer seja no domínio social, ambiental, cívica e/ou empresarial.

A Nossa Equipa

Francisco Banha
Sérgio Póvoas
Carla Coelho
Francisco Miguel Banha

A Nossa Equipa

Francisco Banha
Sérgio Póvoas
Carla Coelho
Francisco Miguel Banha

Sobre a Gesventure

A Gesventure foi constituída em 1999 pela iniciativa de Francisco Banha e da Chausson Finance, um dos principais operadores franceses especializado na angariação de capitais.

A Gesventure tem apoiado e assessorado empreendedores e PMEs na angariação de capitais junto de investidores financeiros e estratégicos (ver referências em Capital de Risco) em projectos de:

  • Seed-capital
  • Start-up
  • Capital desenvolvimento
  • Management buy-out.e buy-in

A Gesventure esteve igualmente na génese do primeiro Business Angels Club (membro da EBAN – European Business Angels Network) e na posterior constituição da FNABA, a Federação Nacional das Associações de Business Angels.

A Gesventure tem promovido a parceria entre Empreendedores, Business Angels e Investidores Institucionais com vista ao financiamento e desenvolvimento de projectos inovadores e com potencial de crescimento.

A Gesventure encontra-se diretamente associada à génese do Ecossistema Empreendedor Nacional, ao ter dinamizado durante 15 anos consecutivos a realização de dois congressos internacionais de capital de risco e empreendedorismo – VCIT e Encontros Gesventure -, participado, através dos seus responsáveis, em centenas de eventos junto de jovens universitários, concursos de apresentação de business plans e na promoção da atividade de Business Angels a nível regional, como o demonstra o suporte à criação de 18 clubes de business angels ao longo do país.

A Gesventure presta serviços de assessoria em operações de Corporate Finance a:

  • Empreendedores, PME em crescimento e empresas familiares
  • Holdings e family offices
  • Grupos internacionais de média dimensão
  • Entidades com estruturas accionistas instáveis

O contexto em que se insere a GESVENTURE tem presente a realidade interna, recursos e meios disponíveis, bem como a externa, necessidades das empresas clientes, os parâmetros/orientações das mesmas e dos mercados onde atuam, bem como a legislação e normas aplicáveis.

A atividade de capital de risco, além de se traduzir numa participação minoritária no capital e na gestão de uma empresa, é acima de tudo um poderoso fator de união de ideias, de esforços, de vontades e que ajuda a estimular o talento e a coragem dos empreendedores.

Adicionando aos projetos fundamentalmente o capital conhecimento – resultante do «saber-fazer», das redes de contactos nacionais e internacionais e principalmente da credibilidade que proporciona às “Ideias” – o capital de risco tem um papel fundamental no aumento do bem-estar social e económico das populações.

Neste enquadramento, a nossa equipa, assegura a constante melhoria da satisfação dos empreendedores no relacionamento com esta tipologia de investidores, a satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas e, de forma mais genérica, o respeito e reconhecimento das idiossincrasias das próprias organizações e o seu contexto interno e externo.

A satisfação destes vetores é assegurada pela definição de processos com base na identificação dos requisitos de todas as partes interessadas, delineando e revendo objetivos relacionados com a satisfação dos empreendedores e dos restantes stakeholders.

O desempenho dos processos é revisto e melhorado com base em indicadores, nos resultados de auditorias e em análises de riscos e oportunidades.

Quaisquer reclamações ou outro tipo de feedback das partes interessadas são monitorizadas e avaliadas, de forma a eliminar falhas e identificar oportunidades de melhoria.

por Francisco Banha, CEO

  • A GesVenture é uma empresa privada e independente, propriedade dos profissionais que a integram.
  • A GesVenture garante a máxima discrição e confidencialidade na realização e tratamento dos projectos.
  • A GesVenture limita o número de projectos que cada profissional lidera, a fim de assegurar uma completa dedicação, disponibilidade e acessibilidade às solicitações do cliente.
  • A GesVenture considera que o êxito conseguido nesta actividade está vinculado a uma estreita colaboração a médio e longo prazo com o cliente.