A Nossa Oferta
Apesar dos últimos anos estarem a ser caracterizados por uma grande “desintermediação” das atividades financeiras em geral, permitindo que as empresas tenham acesso direto aos mercados financeiros sem passarem por intermediários, o mesmo não se passa nas atividades de capital de risco, capital de desenvolvimento e capital de transmissão, onde a presença de um intermediário continua a ser indispensável uma vez que:
Acresce ainda do lado do empreendedor os receios relacionados com a suspeição de que as Sociedades de Capital de Risco lhes irão “roubar as ideias” e/ou tomar o controlo dos seus negócios para satisfazerem os seus objetivos à custa do bem-estar dos empreendedores e dos seus projetos.
Atuando como um catalisador a Gesventure permite aos empreendedores (e suas equipas), acelerar a passagem das diferentes etapas que terão de vencer até conseguirem que os investidores financiem o seu empreendimento.
Neste papel de “Venture Catalyst”, a Gesventure é o parceiro adequado na:
Estas funções de apoio ao empreendedor são tanto mais importantes quanto se sabe que a identificação dos investidores, em capitais próprios, é uma tarefa longa e difícil, e por muitos nunca alcançada.
Não só porque o dossier de investimento não está em condições (atividade mal descrita, pouco clara, ambição insuficiente, um Business Plan somente centrado na tecnologia e no produto ou um Business Plan que só tem ênfase na vertente financeira, são habitualmente motivos de rejeição), mas principalmente porque os empreendedores não sabem identificar (e localizar), o investidor mais adequado.
Importa, no entanto, referir que para além da função de angariação de capitais, propriamente dita, existe uma outra de cariz pedagógico. Com efeito, o suporte mais importante que a Gesventure proporciona ao empreendedor é fazê-lo perceber que apesar da competição existir ele pode vencê-la.
Concretizando, fazer o empreendedor imaginar que está a jogar um jogo de xadrez com um campeão, de nível mundial, do outro lado do tabuleiro tendo necessidade de adivinhar como conseguir o xeque-mate, em quinze jogadas, e como fazê-lo sem que a competição o perceba.
Fazer o empreendedor “pensar alto”, por forma a criar mais valor ao seu mercado alvo que são esses mesmos empreendedores, é a razão de ser da Gesventure.