Destaques
Intervenções
Fotos
Premiados do XIII VCIT
Discurso de Abertura
Apresentação
Capital Angariado
Premiados Ed. Anteriores
Fotos VCIT 2012
Organização

Gesventure


APCRI

 
Sponsors


IAPMEI


APCRI

 
VCITs Anteriores
VCIT 2012
VCIT 2011
VCIT 2010
VCIT 2009
VCIT 2008
VCIT 2007
VCIT 2006
VCIT 2005
VCIT 2004
VCIT 2003
VCIT 2002
VCIT 2001
PREMIADOS


Empreendedor do Ano | Autarca Empreendedor | Intrapreneur do Ano | Internacional. e Inovação



Empreendedor do Ano
Dr. Paulo Barradas Rebelo, Fundador e CEO da BluePharma, SA



Prémio entregue por Luís Miguel Henriques, vice-presidente do Grupo LIDE (à direita)
a Miguel Silvestre, administrador e accionista da BluePharma (ao centro)

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, pós graduado em Gestão farmacêutica na
Universidade Católica e com um curso de M&A na prestigiada escola de negócios Insead.

Desde muito novo se considerou um obcecado pela profissão farmacêutica, tendo exercido a sua primeira actividade numa farmácia de oficina, primeiro em Pedrógão Grande e depois em Coimbra.

Essa paixão pela área farmacêutica levou-o a ser convidado para exercer o cargo de Presidente da Direcção da Farbeira - Cooperativas de Farmacêuticos da Região Centro.



Para além disso foi professor do segundo ciclo e fortemente atraído pelas causas associativas tendo sido Vice Provedor da Misericórdia de Pedrógão Grande, delegado de zona da Associação Nacional de Farmácias e director da Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos durante 8 anos.

Defensor do Associativismo como modelo de sociedade alternativo ao grande capital, e
da indústria dos medicamentos genéricos, como forma de tornar competitivo o mercado, melhorando o acesso aos medicamentos e poupando recursos ao Estado, que é o principal pagador.

Suportado nesta forte convicção do movimento associativo, acredita que o mesmo incentiva a inovação permitindo-se o rejuvenescimento de um sector da indústria farmacêutica que é estratégico em qualquer país por razões de saúde pública e de economia.

Com uma larga experiência na Indústria Farmacêutica e apoiado nestas suas fortes convicções consegue agregar à sua volta um conjunto de amigos e profissionais ligados ao sector farmacêutico, com particular destaque para o Sérgio Simões, Miguel Silvestre, Paulo Fonseca e Maria Isolina, que decidem efectuar uma operação de MBI/MBO de uma das melhores e mais modernas unidades industriais do país, pertencente à multinacional alemã Bayer, dando origem à BluePharma.

De facto a Bluepharma, é uma empresa Farmacêutica, de capitais portugueses, com sede em Coimbra, cuja actividade se iniciou em Fevereiro de 2001, que num período de 12 anos e sob a liderança de Paulo Barradas Rebelo, atingiu um lugar de relevo na Sociedade Portuguesa uma vez que:

- Passou de uma empresa que produzia para o mercado interno para uma empresa que orienta 80% da sua produção para cerca de 40 países, onde tem mais de 100 clientes.
 
- Ampliou a suas instalações, recrutou mais de 350 pessoas e criou um centro de investigação e desenvolvimento onde hoje trabalham 50 técnicos altamente qualificados.

- É a única empresa em Portugal certificada pela FDA para produzir fórmulas sólidas de medicamentos para os EUA.

- Constituiu um grupo de 10 empresas de cariz inovador e altamente tecnológico;

- A par do desenvolvimento alcançado no seu negócio core, comercialização de medicamentos genéricos e de medicamentos de fabrico próprio, a Bluepharma possui uma SGPS que detêm interesses em 5 empresas da área da saúde, imobiliário e turismo.

 
Para além da sua actividade empresarial desenvolvida no seio do Grupo Bluepharma, Paulo Barradas é um dos Business Angel portugueses mais activos tendo em conjunto com os seus colegas Sérgio Simões e Miguel Silvestre um Veículo de Investimento denominado A2B com participações em 5 Start – ups.

Como prova da performance alcançada a Bluepharma foi distinguida, em 2012, com o prêmio COTEC de Inovação e o seu CEO, Paulo Barradas, com o Prêmio Insead de Empreendedorismo.
Paulo Barradas Rebelo é casado e Pai de 4 filhos.

Para mais informações sobre a Bluepharma favor ver : www.bluepharma.pt


         

Destaque: Premiados do XIII Venture Capital IT