english version
Destaques
Vídeos das Intervenções
O VCIT na Imprensa
Fotos do VCIT
Feedback
Apresentação 10º VCIT
Capital Angariado
Premiados Ed. Anteriores
Sponsors
PLATINUM

SPGM


GOLD

SPGM


AICEP


SILVER

SPGM

SPGM

Outros VCITs
VCIT 2009
VCIT 2008
VCIT 2007
VCIT 2006
VCIT 2005
VCIT 2004
VCIT 2003
VCIT 2002
VCIT 2001
PREMIADOS


A Gesventure reuniu novamente mais de 300 empreendedores e investidores no auditório principal do Taguspark, em Oeiras, onde decorreu a 10ª edição do Venture Capital IT - Congresso Internacional de Empreendedorismo e Capital de Risco, este ano dedicado ao tema “Lugar aos Business Angels”.

Considerado como um dos eventos de referência do ecossistema empreendedor português, o evento reuniu 36 convidados que em diferentes áreas ajudaram a caracterizar o ecossistema empreendedor português, com particular destaque para as suas fontes de financiamento.

Um dos pontos altos do evento consiste na divulgação dos Prémios Gesventure, atribuídos desde 2001.

O
s premiados deste ano são:


EMPREENDEDOR DO ANO

Joaquim Menezes, Presidente do Conselho de Administração da Iberomoldes

 
Joaquim Menezes Fundada em 1975, a Iberomoldes é um dos principais grupos do mundo em engenharia de desenvolvimento de produtos, moldes e fabrico de produtos e peças plásticas. Exportando cerca de 90% da sua produção, o Grupo Iberomoldes contabiliza actualmente 16 empresas e mais de 900 colaboradores, dividindo-se em duas grandes áreas: engenharia, prototipagem e fabrico de moldes e produtos.

Joaquim Menezes nasceu em 1946 e iniciou a sua actividade profissional com 17 anos na indústria dos moldes. Engenheiro Técnico de Electricidade e Máquinas, criou com Henrique Neto a empresa Iberomoldes, a quem adquiriu em 2009 a posição deste na empresa.

Responsável pela criação da OPEN Business Angels, Joaquim Menezes é também presidente do Conselho de Administração do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, e da Associação Oportunidades Específicas de Negócio. Administrador do Centro de Computação Gráfica, Joaquim Menezes é ainda presidente do Forum ManuFuture Portugal e da International Special Tooling and Machining Association.



INTRAPRENEUR

Luís Andrade, CEO Regional para a Península Ibérica e América Latina da ISS A/S - Regional CEO; Iberia & Latin America

 
Luís Andrade A ISS é uma das maiores empresas mundiais de Gestão de Edifícios (Facility Services), presente em 50 países distribuídos pela Europa, Ásia, América do Sul, América do Norte e Austrália e que emprega 485.000 pessoas que servem 200.000 clientes empresariais.

Luis Renato Neves Andrade, 49 anos, casado c/ 2 filhos é formado em Engenharia Mecânica pelo ISEL e formação continua (bienal) para executivos em Harvard, Lausanne e Stanford.

Na ISS desde Outubro de 1992 como Country Manager de Portugal até final de 2009 e como Director Regional para a América Latina de Outubro de 2002 até final de 2009, assumiu em Janeiro de 2010 a posição de “Group Senior Vice President, Regional CEO Ibéria & Latin América, sendo agora responsável por 7 países, 85 000 colaboradores e 1,2 mil milhões de euros.



AUTARCA EMPREENDEDOR

Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos


Telmo Faria Telmo Faria, eleito pelo PSD, é uma figura em destaque pela promoção que tem dado à vila de Óbidos e que culminou em 2007 com a eleição do Castelo de Óbidos como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

As distinções têm sido várias e dos mais diversos quadrantes tendo recebido a Medalha de Mérito Turístico (Secretaria de Estado do Turismo), o “Prémio Marketing Awards” (Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing) e o prémio “Personalidade Turística do Ano” (Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo).

Iniciativas como o Festival do Chocolate, a Vila Natal, o Mercado Medieval mas também o Festival de Ópera, Festival do Cravo entre outras iniciativas, têm nos últimos anos destacado Óbidos no panorama autárquico português.



INTERNACIONALIZAÇÃO

Paulo Barradas, Presidente do conselho de administração da Bluepharma

 
Paulo Barradas Criada em Coimbra em 2001, a Bluepharma, surgiu na sequência da compra de uma antiga unidade da multinacional Bayer, que laborava no mesmo local há algumas décadas.

A empresa começou por acolher 58 trabalhadores e tem planos para chegar aos 200 em 2010, distribuidos por áreas muito qualificadas desde a investigação à comercialização do medicamento.

Investigação e desenvolvimento (I&D), produção industrial e comercialização de medicamentos genéricos são os três ramos de actividade da Bluepharma.

Paulo Barradas, licenciado em Farmácia pela Universidade de Coimbra, lidera o reforço da Bluepharma no mercado internacional produzindo medicamentos genéricos para a Venezuela e EUA, mercado onde a farmacêutica se assumiu como a primeira portuguesa do sector a obter a necessária certificação pela Food and Drug Administration (FDA), a agência norte-americana do medicamento.



INOVAÇÃO

Isolda Rosários, CEO da Rosários 4

 
Isolda Rosários A Rosários 4 é uma tinturaria de Mira de Aire (Porto de Mós) que trabalha com tecidos feitos de materiais tão pouco habituais como fibra de milho ou proteína de leite - material que assume poder vir a destronar a caxemira no futuro.

O carácter de inovação permite-lhe contrariar a tendência de importação de produtos da China exportando para este mercado produtos topo de gama como o fio 100% bambu.

A Rosários 4 exporta mais de 20% da sua produção que se distribui entre fios para tricot, bordados/ tapeçaria, crochet e arraiolos.

         

Destaque

Premiados do 10º Venture Capital IT
COMPETE