Lisboa, 3 e 4 de Maio

 Francisco Banha

 

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome:
Francisco Manuel Espingardeiro Banha

Actividade Profissional:
Empresário e Gestor de Empresas


Empresas:
Gesbanha - Gestão e Contabilidade, S.A.
Gesventure – Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Lda


Contactos:
E-mail: fbanha@gesbanha.pt
Internet: www.gesbanha.pt; www.gesventure.pt



2. PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES


Especialista em Capital de Risco, Corporate Finance, Empreendedorismo, Estratégia Empresarial, Agrobusiness , Contabilidade e Fiscalidade.

Consultor nas áreas de Tecnologias de Informação, Capital Conhecimento e Internet.

Especialista em Reporting de informação para multinacionais, holdings, Banco Portugal,
Instituto de Seguros e CMVM, em reestruturação de empresas, fusões e aquisições, em reengenharia de processos (administrativos, contabílisticos, financeiros e operacionais) e angariação de Capital de Risco nos mercados Português, Espanhol, Francês, Brasileiro, Moçambicano e Cabo Verdiano.

Evangelizador da cultura empreendedora e da actividade de Capital de Risco e dinamizador de Clubes de Business Angels, Concursos de Planos de Negócios e Fóruns Internacionais sobre Capital de Risco e Empreendedorismo.



3. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS


Mestre em Gestão de Empresas - Aprovado por Unanimidade com o trabalho: “O Impacto da Fiscalidade no Sector de Capital de Risco”, Junho de 1996

Master Business Administration-MBA do ISEG. Concluído em Junho de 1995 com a classificação final de 16 valores.

Frequência do 3º ano do Curso de Gestão de Empresas do Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa ( ISCTE ). (1988)

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas com a classificação final de 14,3 valores, pelo Instituto Superior de Novas Profissões.(1987)



4. HABILITAÇÕES PROFISSIONAIS


Técnico Oficial de Contas com Inscrição na Direcção Geral de Contribuições e Impostos desde 13.08.86.

Formador Credenciado pelo INOFOR desde 1997.

Advisory Board Charter Capital-IT (Paris). (www.capital-it.com)




5. ACTIVIDADE PROFISSIONAL


Presidente do Conselho de Administração da Gesbanha - Gestão e Contabilidade, S.A. desde Dezembro de 2002.

Director Geral da Gesbanha – Gestão e Contabilidade, S.A. desde 1986.

Director Geral da Gesventure – Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Lda desde Julho de 1999, empresa criada em joint venture com o principal angariador de capital de risco francês – Christophe Chausson.

Assessor/ Consultor, desde 1986, nas áreas administrativas, contabilísticas, fiscais, económicas e financeiras de um conjunto de empresas, nacionais e multinacionais, das quais destaco:

API Capital de Risco, SA; SAER - Soc. Avaliação Empresas Risco, Lda; SOSET - Soc. Desenvolvimento Regional Setúbal, S.A.; Watson Wyatt Limited; Motorola Portugal; Enatur; Grupo Pestana Pousadas; Nokia; Fernave - Formação, Auditoria e Consultoria em Transportes e Portos, S.A.; Reuters; IBM Global Services; Price Waterhouse Coopers; Logitech; Johnson Controlls; Johnson Wax; Danone; Lego; Gedas; Sodia; F. Turismo Imobiliária; DCSI; EGF; SPE; Pinheiro de Melo & Salgado; Post Expresso; Cesce; Alliance Unichem; Multiópticas; Reuteurs; Compaq; Agfa; Du Pont; Kellogs.

No período compreendido entre Janeiro de 1985 a Setembro de 1986 exerci as funções de guarda-livros na empresa Mouralina - Prestação de Serviços de Contabilidade, Lda, tendo sido responsável pela contabilidade de algumas Empresas que faziam parte da carteira de clientes da Mouralina.

No período compreendido entre Setembro de 1981 a Dezembro de 1984, exerci as funções de escriturário na empresa Valentim de Carvalho C.I., tendo sido ao longo desse período Adjunto do Coordenador Geral do sector fabril.



6. ACTIVIDADE ACADÉMICA


Docência Universitária: Professor Auxiliar Convidado da Universidade Moderna
 

Fechar