Lisboa, 25 e 26 de Maio

Paulo Ramos

 

 

 

  

Paulo Ramos é Presidente da Comissão Executiva da ParaRede tendo, anteriormente, ocupado o cargo de Administrador Executivo. É responsável pela actividade das empresas ParaRede EBS, ParaRede ICT, Eurociber, pela coordenação das Áreas de Negócio e de Mercado, pelos Centros Corporativos de Sistemas de Informação, Qualidade e Marketing e ainda pela gestão de parcerias tecnológicas.

Licenciado em Matemática Aplicada, ramo de Ciências da Computação; Pós-Graduação Advanced Management Program, Harvard University (Boston) tendo iniciado a sua carreira profissional na Compaq em Munique e posteriormente regressado a Portugal pela mão da mesma empresa.

As competências da ParaRede, como parceiro capaz de fornecer serviços e soluções integradas de TI, articuladas com os processos de negócio das organizações, nasceram praticamente com o início da sua actividade em 1991, quando iniciou a implementação de soluções integradas na área das redes e das infra-estruturas de comunicação.

Rapidamente acrescentou competências noutros domínios das TI, adquirindo um estatuto de relevo no fornecimento de cablagens estruturadas, fibras ópticas, redes de computadores e integração de Sistemas de Informação. A todas estas competências na área das infra-estruturas, acrescentou ainda os sistemas de segurança. Em resultado da evolução do negócio dos seus Clientes, que sentiram uma crescente necessidade de comunicar de forma mais eficaz e com menores custos, a empresa criou sólidas competências em Electronic Data Interchange (EDI).

Continuando a acompanhar com proximidade o negócio dos seus Clientes, cujas preocupações evoluíram no sentido do aumento da produtividade e da rentabilidade das suas operações, a ParaRede acrescentou novas áreas de competência à sua actividade, alargando-a aos domínios da informática organizacional (gestão de documentos, processos e grupos de trabalho) e dos sistemas de atendimento ao público.

A aquisição da Rumos em 1999 constituiu mais um passo importante na edificação de uma empresa conhecedora e qualificada para desenvolver uma actividade de prestação de serviços e soluções de integração de TI. A Rumos veio permitir à ParaRede um acesso privilegiado a um activo escasso, cada vez mais necessário e indispensável: o capital humano, permitindo alargar e enriquecer o seu portfólio de serviços e soluções, nomeadamente, uma oferta integrada e global na área do Outsourcing.

Este conjunto de competências não estaria completo sem uma oferta no domínio da integração de Sistemas de Informação, o que veio a acontecer com a aquisição da Eurociber em 2000.
Para além do alargamento da oferta, esta aquisição veio permitir a consolidação da sua actividade a nível ibérico, a entrada no sector financeiro e o reforço da equipa de profissionais com novos recursos experientes, altamente especializados e qualificados. Este aumento e melhoria das competências e conhecimentos da empresa foram reforçados pela atribuição de dois importantes certificados de qualidade: o ISO 9001 e o IQNet.

Paralelamente a este processo de criação e desenvolvimento de competências em TI, a ParaRede estabeleceu um conjunto de parcerias com os principais fabricantes mundiais de TI, líderes nos seus segmentos de mercado. Estas parcerias vieram complementar a sua oferta, permitindo assim posicionar a empresa como um fornecedor altamente qualificado em serviços e soluções de TI de valor acrescentado para a gestão de todo o ciclo de valor.
 

Fechar