nº9  |  27 de Janeiro  |  2005


» CAPITAL DE RISCO 


artigo por

Francisco Banha

Director Geral da Gesventure
O Turnaround Management no mercado português via capital de risco.

As características do tecido empresarial português, baseado em pequenas e médias empresas e em estruturas tipicamente familiares, fazem supor, a curto prazo, a verificação de um acréscimo significativo das operações de "MBO" no nosso país.
.. [mais]

Tem dúvidas sobre alguns termos utilizados? Consulte o Glossário de Capital de Risco.

Artigo também disponível no novo Weblog de Francisco Banha em  http://gesbanha.blogs.sapo.pt

 



Negócios pela Manhã é a nova iniciativa da Gesventure, APCRI e Revista Prémio que decorrerá todas as últimas segundas-feiras de cada mês no Hotel Real Palace em Lisboa. O conceito de pequeno-almoço de negócios pretende reunir regularmente empreendedores e responsáveis por sociedades de Capital de Risco tendo em vista o financiamento de novas ideias de negócios.

Estes encontros contam com o apoio do Hotel Real Palace e procuram continuar a estimular o conceito de Elevator Pitch que teve início no 4º Congresso Internacional de Capital de Risco, realizado em Maio passado, e que já se revelou bem sucedido (ver press release) resultando no financiamento de 2,75 milhões de euros para 3 projectos.

O primeiro encontro é já no próximo dia 31 de Janeiro das 8:30 às 10:00, estando prevista a presença de João Arantes e Oliveira (Presidente da ES Capital e da APCRI), Paulo Rosado (CEO da Outsystems), Paulo Ramos (CEO da ParaRede). Um empreendedor apresentará o seu projecto e Luís Fonseca (Director da Revista Prémio) moderará o debate entre oradores e o restante público presente.

Todos os empreendedores interessados em apresentar o seu projecto nos próximos "Negócios pela Manhã" deverão visitar o site oficial.



5º Venture Capital IT

Está já agendada a próxima edição do VCIT, evento de referência no mercado de Capital de Risco em Portugal, que decorrerá em Lisboa em local a confirmar. As datas previstas são 3 e 4 de Maio de 2005 e estão já confirmados os seguintes oradores:

António Gaspar (IAPMEI)
António Neto da Silva
Chris Curtis (CGInternational, Canadá))
Francisco Banha (Gesventure)
Horácio Piriquito
João Arantes de Oliveria
(ES Capital, APCRI)
Jorge Costa (API Capital, SCR)
Mira Amaral
Paulo Rosado (Outsystems)
Paulo Varela (Grupo Visabeira Moçambique)
Pedro Murta (DRIVE, SCR)

Para além das intervenções dos oradores, será dada mais uma vez a oportunidade a empreendedores de participarem no Elevator Pitch, ocasião em que podem apresentar os seus projectos ao público com o objectivo de angariarem capital por entre os investidores presentes.

O 5º VCIT será organizado pela Gesventure e conta já com o apoio da APCRI, da PME Investimentos, da LP Brothers e da Outsystems.

Para obter mais informações sobre o 5º VCIT ou como pode submeter o seu projecto ao Elevator Pitch (ver press release), visite o site oficial.

Há ou Não Capital de Risco em Portugal?
por PortalExecutivo.com

Augusto Mateus diz que não há capital de risco em Portugal. Francisco Banha anima-se com a recuperação evidenciada no sector ao longo deste ano. Afinal em que ficamos? Foi precisamente esta questão que se debateu no Encontro sobre Cultura Empreendedora em Portugal e na Europa, realizado no dia 15 de Dezembro num hotel da capital... [mais]

» EMPREENDEDORISMO

Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica


Decorre no Instituto Pedro Nunes um curso de empreendedorismo promovido pelo Gabinete de Apoio às Transferências do Saber da Universidade de Coimbra (GATS-UC). O que distingue este curso é a aplicação de tecnologia investigada na universidade em planos de negócio concretos. O curso destina-se assim, após uma primeira fase teórica, à elaboração em grupo de um business plan cujo objectivo é a criação de um produto/ serviço que inclua essa tecnologia. 

A sessão de formação do passado dia 4 de Janeiro contou com a presença de Francisco Banha, director geral da Gesventure, tendo este apresentado os motivos que levam ao sucesso ou insucesso do lançamento de um projecto.
A Gesventure tem ainda o prazer de participar neste curso como mentora de uma das equipas.

» CONSULTÓRIO GESBANHA/ GESVENTURE

Semanalmente e em colaboração com o Jornal de Notícias, a Gesbanha e a Gesventure respondem a questões relacionadas com fiscalidade, gestão e empreendorismo. Não hesite em enviar-nos a sua questão para lgalveias@gesbanha.pt .


resposta por

Francisco Banha
 
Qual o propósito dos Acordos Parassociais numa operação de Capital de Risco?
(Armando Simões, Caldas da Rainha)

As negociações com as Sociedades de Capital de Risco (SCR), são algo de muito complexo que deve pressupor um profundo conhecimento dos termos e condições que normalmente são exigidas por estas entidades, sob pena de as concessões efectuadas pelo empresário, poderem levar a conflitos ruinosos no futuro... [mais]

 

 


» E-SHOP

CD do 6º Encontro Disponível 



Compilação de toda a informação do 6º Encontro Gesventure. Apresentações, discursos, fotografias, conclusões e 8º Indicador Gesventure, tudo num CD que se pretende venha a ser mais uma referência no percurso da evangelização do Capital de Risco em Portugal.
COMPRAR

"Capital de Risco - Os tempos estão a mudar"
Francisco Banha

edição digital
7,5 €

COMPRAR


"Guia do Capital de Risco"

Associação Britânica de Capital de Risco

edição digital
44,89 € 

COMPRAR

» BUSINESS ANGELS


  www.businessangelsclub.com

Procura Capital

Arquivos Inteligentes
Objectivo - Implementação de um canal import/export entre Portugal e a Ucrânia
Investimento - 250.000 EUR

» CURTAS

SES Iberia Fund I encerra segunda ronda.
O SES Iberian Fund I, lançado em Junho pelo Espírito Santo Capital (Grupos BES e Siparex), encerrou a segunda ronda de angariação de capital com 27,5 milhões de euros, correspondente a 55% do montante global que se pretende atingir. O capital angariado junto de investidores institucionais e privados tem como objectivo ser investido em PMEs Espanholas (50%), Portuguesas (30%) e Francesas (20%).


John Connors abandona Microsoft

O Director Financeiro da Microsoft John Connors deixou o seu cargo na multinacional para se dedicar a uma Sociedade de Capital de Risco de Seattle. Connors trabalhava já à 16 anos na Microsoft, sendo co-responsável pelo reconhecido sucesso da multinacional.

Constituição de empresas em 3 dias
O Conselho de Ministros aprovou ontem o Decreto-lei que introduz medidas de aceleração e simplificação da constituição de sociedades comerciais. Esta medida, que já vinha do executivo de Carlos Tavares, pretende encurtar o tempo de constituição de empresas para 3 dias.

Airbus lidera o último avanço da aviação comercial.
A Airbus apresentou ao público o seu último modelo A380, avião que representa um passo de gigante na aviação comercial. O seu  desenvolvimento apenas foi possível graças à reunião de esforços por parte de empresas de França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. O investimento total realizado para a concepção deste avião de 555 lugares custou 12 mil milhões de euros.

» OS NOSSOS PARCEIROS INTERNACIONAIS




  

 www.gesventure.pt

Comentários e sugestões para lgalveias@gesbanha.pt .

    

Gesventure, Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Lda