n.93 |  23/01/2015

 
    


Business Angel, o seu parceiro de negócio!

 



Francisco Banha
Presidente do Grupo Gesbanha

"Actuando na maioria das vezes na fase inicial de um projecto, a aproximação e a negociação com os Business Angels (B.A) assumem contornos que não são do conhecimento da generalidade dos empreendedores. Eis algumas nuances:

1 - Os B.A financiam normalmente os projectos na sua fase de criação e arranque, onde os montantes de investimento são, na sua maioria, pouco avultados. Trata-se de projectos que, no seu início, não necessitam de muito esforço financeiro mas sim dos contactos e da experiência que os B.A. possam trazer.

2 - Nem todos os B.A são iguais, é preciso conhecer as características de cada um deles antes de se apresentar um projecto. Uma boa escolha dos B.A aos quais se apresente o projecto é meio caminho andado para um possível sucesso da operação, quer em termos de presente, quer em termos de futuro.

3 - A fase embrionária dos projectos, uma vez que na sua maioria pouco ou nada têm demonstrado, para além da ideia com grande potencial, colocando aos B.A uma série de reticências que convém tornear e ultrapassá-las da melhor maneira.

4 - Um grau de risco elevado. Ao serem projectos na maioria em fase “seed capital” (capital semente), o grau de risco associado é maior, quando comparado por exemplo com a fase de capital desenvolvimento. São projectos em que existem muito poucas certezas, donde o risco é maior, mas a rentabilidade e os ganhos que daí podem advir são também superiores.

Neste sentido a apresentação de uma oportunidade de negócio, junto de um ou mais B.A, deve revistir-se de algumas especificidades para as quais o empreendedor terá de estar devidamente capacitado, sob pena de poder perder uma boa possibilidade de apoio num momento crítico para o seu projecto – a fase de arranque. " (...)
 

[Artigo: "Business Angel, o seu parceiro de negócio!"]

 

 

 

Vídeos do XIV Venture Capital IT

Nos passados dias 9 e 10 de Dezembro especialistas internacionais na temática do capital de risco, Business Angels, empreendedorismo e inovação reuniram-se em Lisboa no XIV Venture Capital IT.

Pode ver as fotos do evento no site do XIV Venture Capital IT.

Aproveite também para ver ou rever as intervenções de Ana Venâncio, Francisco Rebelo, João Brazão, Luís Galveias e Miguel Geraldes.

 

Intervenção de Ana Venâncio, ISEG sobre o tema "Entrepreneurship in a Business School" durante o painel "Entrepreneurial Academic Institutions Overview in
Portugal".

 

Intervenção de João Brazão, President of Brain Capital sobre o tema "Benefits for Syndicated Investments" durante o painel "Finding the Optimal Reunion between
Angel Investors and Venture Capital Firms".

 

Intervenção de Luís Galveias, Manager LPEA Venture Capital & Private Equity durante o painel "Portuguese Entrepreunership in the World".

 

Intervenção de Francisco Montanha Rebelo, Brisa Inovação sobre o tema "Linking Startups to Corporations" durante o painel "Technology Park, Entreprise and
Startups".

 

Intervenção de Miguel Geraldes, Head of Markets - Lisbon at NYSE Euronext sobre o tema "Euronext - Global Opportunities for Growth Companies" durante o painel
"Kill Fast or grow fast - The power of Entrepreneurial Ecosystem".

 

 

 

Tendo como referência clientes do sector público e privado, prestamos serviços desde as actividades mais comuns relacionadas com contabilidade às mais complexas exigidas por um crescente número de clientes que em nós reconhecem o valor de extrair a informação mais útil para a tomada de decisão.

O que nos distingue:

- VISIONÁRIA vs. ACTUAL;

- Valor vs. Perícia;

- Empowerment vs. Controlo;

- Antecipação vs. Históricos;

- Contínuo vs. Periódico;

- Conhecimento vs. Activos Físicos.

Visite-nos em www.gesbanha.pt

 

 

 

 

Porque falham as startups?

De acordo com as estatísticas a grande maioria das empresas não sobrevive ao 4º ano de existência.

Sérgio Póvoas, partner da Gesventure explica porque falham as startups.

 

 

 

 

Gaspar nos 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões

Nas próximas 2 semanas o Gaspar andará a percorrer os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões e a visitar os 1000 alunos do 1º ciclo que participam este ano no projeto...

O entusiasmo das crianças é grande, por puderem finalmente conhecer e ver o seu amigo empreendedor!.

Acompanhe-nos no Facebook

 

 

 
 
 

 

CONTACTOS

Para sugestões e informações, contacte-nos através dos seguintes meios:

» E-mail: webmaster[a]gesbanha.com
» Morada: R. 7 de Junho de 1759, n.º1, Lagoal; 2760-110 Caxias, Portugal
» Tel: +351 21 441 64 60
» Fax: +351 21 441 73 87
 
 

 


Gesbanha, SA
Gesventure, SA




Distinção atribuída
à Gesbanha, SA
 

 
 
  » GESBANHA, S.A.
www.gesbanha.pt

A Gesbanha foi fundada em 1986, por Francisco Banha como empresa de prestação de serviços em contabilidade. Adquiriu entretanto competências em áreas complementares e que são hoje o core business da empresa, nomeadamente o cumprimento das regras de Corporate Governance através da implementação de uma adequada filosofia de business Process Outsourcing.



» GESVENTURE, S.A.

www.gesventure.pt

A Gesventure possui como actividade principal apoiar os Empreendedores no processo de Angariação de Capital de Risco, tendo concluído com êxito a obtenção de 17 milhões de euros. A Gesventure é associada da APCRI, e membro da European Business Angels Network, sendo responsável desde 1999 pela organização de um conjunto de Eventos evangelizadores do Empreendedorismo e do Capital de Risco a nível nacional.


» GESENTREPRENEUR, Lda.
www.gesentrepreneur.com

A GesEntrepreneur é uma empresa líder na educação em empreendedorismo inserida na rede da
CG International, organização canadiana com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de educação em empreendedorismo. Nos últimos três anos, actuou por todo o território nacional com um modelo de aprendizagem vencedor, baseado na alteração de comportamentos potenciadores de uma atitude mais empreendedora.


» GESEVOLUTION, Lda.
www.gesevolution.com

A GesEvolution actua ao nível do desenvolvimento pessoal e empresarial, apoiando os indivíduos e as organizações na aquisição de competências empreendedoras e na constituição e gestão diária do negócio. Sedeada em Penela, a GesEvolution assume como mercado primordial a zona centro do país, fazendo chegar a este novo mercado serviços que estavam antes limitados à zona geográfica de Lisboa.