n.58 ESPECIAL NATAL |  21/Dezembro/09

 
 
 
Francisco Banha
Presidente e CEO

Reflexão de Natal

Os efeitos da crise prolongada que o mundo atravessa continuam a reflectir-se na vida das empresas e na vida dos cidadãos em geral. Continua a viver-se, em Portugal, uma situação financeira de elevada debilidade, com consequências que se fazem sentir nas actividades empresariais e, consequentemente, no fraco crescimento económico e no aumento do desemprego.

A actual conjuntura de recessão, eleva substancialmente o nível de exigência imposto pelo Mercado às empresas, sobretudo às de menor dimensão, que se vêm confrontadas com uma manifesta retracção do consumo, com uma forte pressão para redução dos seus preços, com clientes mais exigentes e com a perda de confiança generalizada nos empresários.

Concomitantemente, novos (e mais exigentes) desafios se colocam às empresas que lutam por se manter na linha da frente.

Reforçar a Qualidade e o nível de serviços, reduzir custos, reforçar a Competitividade, impulsionar a Inovação, implementar processos de Gestão Profissional que garantam competitividade, gestão do tempo e mecanismos de controlo, são exemplos bem reais daquilo em que as empresas terão de se focar se não quiserem vir a correr o risco de “cair do precipício”.

Torna-se, assim, muito importante estar atento e reagir aos factores externos, saber concretamente como cada organização funciona, como delineia as actividades, como utiliza recursos, como ser visto pelos clientes e qual a opinião que estes têm da relação.

Tenho a clara noção que é indispensável relevar, ainda mais, a focalização nas necessidades específicas dos clientes. É importante que cada organização se prepare para saber redefinir, permanentemente, as expectativas dos clientes de maneira diferenciada, se quer continuar a alcançar níveis superiores de lealdade por parte destes e a melhorar as margens do negócio.

Saliento a crescente importância do seguinte conjunto de conceitos que todos os colaboradores das organizações devem interiorizar e – mais do que isso – a reproduzir empenhadamente no trabalho que desenvolvem diariamente:

Objectividade - Focar esforços, seleccionar e priorizar as acções de acordo com as efectivas necessidades dos Clientes.

Flexibilidade – Promover uma atitude de polivalência, trabalho de equipa e adaptação às condições de trabalho quer estas sejam organizacionais quer tecnológicas quer mesmo comportamentais.

Transparência / Confiança – Acentuar os laços de transparência, de confiança e de proximidade com clientes, shareholders e colaboradores.

Inovação - Encontrar caminhos de inovação constantes e garantir que os desafios de hoje são a base para o crescimento futuro.

Rapidez – Ter agilidade na adaptação à mudança e na procura constante de soluções que respondam às necessidades dos clientes cada vez mais exigentes e inconstantes.

E este conjunto de conceitos aplica-se, transversalmente, a todos os colaboradores, não só das empresas do Grupo Gesbanha como de inúmeras outras organizações que procuram prosperar. Refiro-me, obviamente, a actividades distintas e, por isso, de clientes com perfil igualmente distinto, mas para responder aos desafios que temos pela frente, temos todos de saber fazer um uso inteligente destes conceitos.

Temos pela frente um conjunto de grandes desafios que passam pela consolidação de uma cultura de Organização que aprende a adaptar-se às exigências ditadas pelo Mercado e se mostra determinada em prosseguir para patamares superiores de ambição.

Temos, pois, que funcionar, mais do que nunca, numa base de Aprendizagem contínua, como Organização que está atenta às necessidades dos potenciais clientes e dos clientes, adaptando permanentemente os seus papéis, as suas competências e os seus métodos de trabalho.

Temos que ter consciência que devemos assumir um novo papel no que se refere à Modernização, à Inovação e à Adaptação à mudança, com o empenho pessoal de todos, sem excepção, uns com mais responsabilidades do que outros, mas todos fazendo parte da mesma Comunidade: a Organização!

A todos, um Santo Natal e excelente Ano de 2010 repleto de realizações, prosperidade e amor.
 

 
 
Jantar de Natal do Grupo Gesbanha (17/12/09)















 

 

 
 
 
CONTACTOS

Para sugestões e informações, contacte-nos através dos seguintes meios:

» E-mail: lgalveias[a]gesbanha.pt
» Morada: R. 7 de Junho de 1759, n.º1, Lagoal; 2760-110 Caxias, Portugal
» Tel: +351 21 441 64 60
» Fax: +351 21 441 73 87
 
 

 


Gesbanha, SA
Gesventure, SA




Distinção atribuída
à Gesbanha, SA
 

 
 
  » GESBANHA, S.A.
www.gesbanha.pt

A Gesbanha foi fundada em 1986, por Francisco Banha como empresa de prestação de serviços em contabilidade. Adquiriu entretanto competências em áreas complementares e que são hoje o core business da empresa, nomeadamente o cumprimento das regras de Corporate Governance através da implementação de uma adequada filosofia de business Process Outsourcing.


» GESVENTURE, S.A.

www.gesventure.pt

A Gesventure possui como actividade principal apoiar os Empreendedores no processo de Angariação de Capital de Risco, tendo concluído com êxito a obtenção de 17 milhões de euros. A Gesventure é associada da
APCRI, fazendo parte do seu Comité de Estatísticas, e é responsável pela organização de um conjunto de Eventos evangelizadores do Empreendedorismo e do Capital de Risco. A Gesventure faz parte da Rede Europeia de Business Angels, é o parceiro português do EASY Project e possui diversas parcerias internacionais, sendo a mais recente um protocolo de colaboração com a sua congénere chinesa VCCHINA que irá permitir aos empreendedores portugueses beneficiarem de um veículo à entrada nos mercados do Sudeste Asiático.

» GESENTREPRENEUR, Lda.
www.gesentrepreneur.com

A GesEntrepreneur é uma empresa líder na educação em empreendedorismo inserida na rede da
CG International, organização canadiana com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de educação em empreendedorismo. Nos últimos três anos, actuou por todo o território nacional com um modelo de aprendizagem vencedor, baseado na alteração de comportamentos potenciadores de uma atitude mais empreendedora.


» GESEVOLUTION, Lda.

A GesEvolution actua ao nível do desenvolvimento pessoal e empresarial, apoiando os indivíduos e as organizações na aquisição de competências empreendedoras e na constituição e gestão diária do negócio. Sedeada em Penela, a GesEvolution assume como mercado primordial a zona centro do país, fazendo chegar a este novo mercado serviços que estavam antes limitados à zona geográfica de Lisboa.