PRINCIPAIS ASPECTOS DE UMA
TRANSACÇÃO
Procura do melhor comprador
(mandatos de venda)
- Análise dos objectivos e da estratégia do Cliente
- Preparação da Long List; realização dos contactos com os potenciais compradores que
receberam a aprovação prévia do Cliente
- Elaboração da Short List
- Envio do Information Memorandum aos potenciais compradores incluídos
na Short List, após assinatura do NDA (Compromisso de Confidencialidade)
- Organização das visitas dos potenciais compradores
- Coordenação das negociações (Valorização, termos chave do Purchase
Agreement e das Reps & Warranties
- Coordenação das negociações de contratação
Analise das necessidades e
motivações das partes envolvidas
- Análise dos objectivos estratégicos e financeiros das partes
- Recolha e análise da informação sobre o vendedor e o alvo
Preparação da informação
de apoio à decisão
- Estudo e compreensão do negócio alvo: estratégia, mercado,
rentabilidade, pessoal, equipamentos e instalações
- Análise das semelhanças e das diferenças entre a empresa alvo e o
comprador; Integração do negócio, sinergias, redundâncias
- Preparação das contas previsionais
Valorização
- Trabalhos de avaliação com base nos métodos habituais
- Preparação da oferta, argumentação do preço
Negociação
- Planeamento e coordenação das negociações
- Optimização da estrutura da transacção, conjuntamente com os
consultores jurídicos e fiscais
- Negociação do preço
- Condução e supervisão das negociações das Reps & Warranties
Coordenação do processo de
Due Diligence
- Preparação da informação relevante (e do Data Room, se aplicável)
- Coordenação e supervisão do trabalho dos Auditores, Juristas e
Fiscalistas
Coordenação do processo de
Contratação
- Coordenação do trabalho da equipa jurídica na elaboração do
Purchase Agreement e das Reps and Warranties; supervisão contínua,
mantendo sempre presente os objectivos estratégicos da transacção.