Francisco Banha

  

Francisco Manuel Banha, tem uma Licenciatura e um Mestrado em Gestão de Empresas da Universidade Técnica de Lisboa.

É o principal sócio da Gesbanha, Gestão e Contabilidade, Lda. e da Gesventure, Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Lda. 

Tem apoiado empresas portuguesas (ENATUR,IPE Capital, SAER, SODIA, F. Turismo Imobiliária, EGF, SPE, Soset,PostExpresso, Pinheiro de Melo & Salgado, Exmin, DCSI, Cesce, etc.) e empresas multinacionais (Motorola,Kellogg, Lego, Watson Wyatt, Alliance Unichem, Du Pont, Multiópticas, Reuters, Danone, Compaq, Johnson Controlls, IBM Global Services, Johnson Wax, etc.). 

É Professor Auxiliar Convidado na Universidade Moderna desde 1998 e foi Professor de 1987 a 1992 no Instituto Superior de Novas Profissões e de 1992 a 1993 na Universidade Lusófona.

Publicou diversos artigos de opinião em jornais portugueses (Semanário Económico, Expresso, Vida Económica, Jornal de Negócios e Jornal Empresarial) e também em revistas especializadas (APECA, ATOC, Valor, Fortunas & Negócios e PME Negócios). 

Publicou dois livros na área de gestão. “Capital de Risco – O Impacto da Fiscalidade”, Vida Económica, Lisboa 1998, e “Capital de Risco – Os Tempos Estão a Mudar”, Bertrand, 2000 – e colaborou noutro livro, sobre tendências económicas do meio ambiente – “Ventos de Mudança”, Bertrand, Lisboa 1998. 

Foi orador de conferências em diversas Universidades portuguesas onde se incluem ISEG, ISCAL, ISCTE, Lusíada, Internacional, Moderna,Faculdade Economia do Porto, e Autónoma, fomentando o “Espírito Empreendedor”, a actividade de “Capital de Risco”, e “Corporate Finance”. 

Faz parte do Conselho Geral da APECA - Associação Portuguesa da Empresas de Contabilidade e Administração em representação da Gesbanha, Lda. 

Foi o principal líder do processo de certificação da Gesbanha, Lda ao abrigo da Norma ISO 9002 e da Gesventure na ISSO 9001 permitindo que a empresa fosse a primeira (num universo de 3.500 empresas) a obter essa distinção junto da APCER. 

Foi distinguido com uma menção honrosa na categoria "Filosofia Empresarial e Pessoal" na Final Nacional do Concurso Worldcom Young Business Achiever 98.

Fechar