Newsletter Grupo Gesbanha nº 97 de 17 de Junho de 2015

 

Especial Escolas Empreendedoras
Decorreram nos últimos dias as várias finais intermunicipais dos Programas Escolas Empreendedoras.

 


Francisco Banha
Presidente do Grupo Gesbanha
  Portugal: Boas Práticas de Educação Empreendedora
     
"Na presente edição, desta nossa newsletter, atribuímos uma enfase particular à divulgação de uma selecção de bons exemplos do modo como os Governos Regional dos Açores e da Madeira, alguns dos Municípios e Redes Regionais de Empreendedorismo das Comunidades InterMunicipais e Comunidade Empresarial estão a ajudar a promover o espírito empreendedor junto dos jovens das suas comunidades, contribuindo assim para criar uma cultura mais empreendedora na Sociedade Portuguesa.

Apesar de ainda estarmos a lutar contra a narrativa dominante, de que não se justifica a introdução de programas de Empreendedorismo no currículo escolar, vai tornando-se evidente, a cada dia que passa, o reconhecimento de que o espírito empreendedor é uma competência de base que deve ser adquirida através de uma aprendizagem ao longo da vida, materializando-se assim uma visão que muitos especialistas internacionais – destacando-se os envolvidos nas iniciativas promovidas pela Comissão Europeia e pelos respectivos Estados-Membros- foram tendo ao longo dos últimos anos conforme poderá ser recordado pela adopção, em Janeiro de 2003, do Livro Verde “Espírito Empresarial na Europa” ou do Report of the Expert Group “Education for Entrepreneurship” apresentado em Fevereiro de 2004.

Naturalmente que a apresentação dos exemplos, constantes da presente NL, podem pecar por ser considerados apenas como uma excepção que confirma a regra, mas tal não evita que deva assumir a minha responsabilidade em dar a conhecer e partilhar com os outros o meu conhecimento sobre o que de fantástico tem vindo a ser feito na área da Educação Empreendedora no nosso País esperando, com isso, que os responsáveis pela educação dos nossos jovens, Professores, Directores de Escolas e Agrupamentos de Escolas, assim como os Pais e Encarregados de Educação, possam ter informação adicional que lhes permita uma reflexão fundamentada, em torno da importância que a Educação em Empreendedorismo tem no futuro dos seus filhos, em alternativa a opiniões avulsas, normalmente associadas a juízos de valor com forte componente política e ideológica, com que pontualmente vamos sendo confrontados na comunicação social." (...)

Continuar a ler »


Francisco Banha
CEO do Grupo Gesbanha
Lisboa, 17 de Junho de 2015
 
     
     

 



Programa Escolas Empreendedoras
GesEntrepreneur, Empreendedorismo Sustentável
 
 


Governo dos Açores realizou o concurso regional de empreendedorismo "IdeiAçores" em formato inovador
Na foto: Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso - Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião - Luís Miguel Almeida, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária da Ribeira Grande
 
A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, esteve presente na V edição do Concurso Regional “IdeiAçores” que decorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio, na Universidade dos Açores, no formato inovador de “Summer Camp”.

Para Pilar Damião, tanto o "know-how" como a mentalidade empreendedora incutida e trabalhada com os alunos ao longo do ano letivo e que culmina no IdeiAçores, "estimula o sentido crítico e a criatividade dos Jovens” tornando-os “muito mais aptos para compreender e ultrapassar os novos desafios sociais e económicos”.

A Diretora Regional da Juventude frisou, na 2ª visita de acompanhamento do programa "Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso" à Escola Secundária da Ribeira Grande, que este projeto para além de já ser "uma força motriz capaz de incutir nos jovens os fatores de competitividade, associados à inovação, à tecnologia, à qualidade, ao marketing, à informação e à organização," tornou-se um "instrumento central na criação de gerações mais argutas".

Por seu lado, a Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, considerou esta iniciativa um "importante instrumento de mudança que as escolas de todos os níveis de ensino têm ao seu dispor".

"A formação das nossas crianças e jovens em empreendedorismo é um instrumento de mudança muito relevante, pois precisamos de incentivar uma nova geração de açorianos a saber definir objetivos de vida, a projetar caminhos, a vencer obstáculos, a aceitar desafios", sublinhou.

O concurso regional " IdeiAçores" é o culminar do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, um projeto do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e Educação, em colaboração com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

O programa, que este ano foi aplicado a 43 escolas da região e abrangeu 2500 alunos, visou incentivar a adoção de espírito de iniciativa e dinamismo através de uma abordagem diferente da que é feita através do ensino tradicional.

Recorde-se que, na presente edição, o projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” foi alargado ao 1ª ciclo de ensino, passando, desta forma, a abranger todos os níveis de ensino.


Oiça as intervenções da Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião e da Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso
 
 
 


10ª edição do rs4e - road show for entrepreneurship - Madeira
 
Na 10ª edição do rs4e - road show for entrepreneurship, promovido pelo Centro Empresarial Inovação da Madeira foram seleccionados 26 grupos finalistas do ensino secundário e 10 do ensino profissional.

Em 6 semanas de avaliação, foram apresentadas 362 ideias de negócio como consequência do grande envolvimento dos alunos e dos seus professores. Nos dias 28 e 29 de maio, 94 alunos das escolas secundárias e profissionais tiveram a oportunidade de partilhar experiências empreendedoras, em diversas actividades que foram desenvolvidas em Porto Santo.

Esses 94 alunos participaram nas Olímpiadas Empreendedoras desenvolvidas pela GesEntrepreneur no decorrer de uma manhã extremamente criativa na qual os alunos foram colocados à prova quanto ás suas características empreendedoras.
 
 
 


Final do Concurso de Ideias da 9ª Edição do Programa Escolas Empreendedoras – Cascais
 
Na manhã do passado dia 30 decorreu a Final do Concurso de Ideias da 9ª Edição do Programa Escolas Empreendedoras promovido pelo Município de Cascais através da sua Agência de Desenvolvimento de Novas Atitudes a DNA Cascais.

1200 alunos, 60 Turmas e 50 Professores estiveram envolvidos na concretização de 196 ideias das quais foram seleccionadas 12 que competiram por um prémio que vai levar o grupo vencedor a conhecer o Ecossistema Empreendedor de Dublin.

Fantástico trabalho desenvolvido pela Equipe do Autarca Empreendedor, Carlos Carreiras, que já envolveu no Programa Escolas Empreendedoras, durante estes 9 anos, mais de 9000 alunos, 255 professores e 25 escolas.

Merece igualmente uma particular referência o facto de este ano lectivo o Programa ter passado a abranger os alunos e professores do 1º ciclo do ensino básico.
 
 
 
Cascais Loves Entrepreneurs

Cascais Loves Entrepreneurs
 
Mercado de Cascais foi o local escolhido, pela DNA Cascais, para o Evento que formalizou a conclusão da 3ª Edição do Programa Escolas Empreendedoras do 1º Ciclo do Concelho de Cascais.

Com inicio em Novembro passado e com o envolvimento de 400 alunos, 16 Professores, 16 turmas, 13 Escolas do 3 e 4 ano do 1º Ciclo, os alunos terminam o Programa com a apresentação à Comunidade dos seus trabalhos que consistiram na concepção de 13 jogos e 3 ideias de negócio.

Muitos de vós perguntam-me que tipo de jogos e que objectivos pedagógicos podem ser atingidos para além da própria interiorização da super importante, ATITUDE EMPREENDEDORA, pelo que me lembrei de aproveitar para dar o seguinte exemplo:

Material necessário: 28 peças.

Objectivo do Jogo: livrar-se das peças antes dos adversários.

Objectivo pedagógico: Explorar o conceito de fracção, a representação fraccionário, a leitura e a escrita da mesma.
 
 
 
Final do Programa Escolas Empreendedoras na CIM da Região de Coimbra

Final do Programa Escolas Empreendedoras na CIM da Região de Coimbra
 
Pelo 3º ano consecutivo a Comunidade InterMunicipal da Região de Coimbra proporcionou a implementação do Programa Escolas Empreendedoras nos 19 Municípios que a constituem.

2000 alunos, 105 turmas e 115 Professores do 3º ciclo e do Ensino Secundário desenvolveram as suas competências e atitudes empreendedoras ao mesmo tempo que identificaram oportunidades e encontraram soluções que permitiram a geração de 226 ideias de negócio.

Após terem vencido os 17 concursos municipais, as respectivas equipas do Secundário e as suas ideias disputaram a final InterMunicipal, durante a tarde do passado dia 30, no bonito Município de Tábua, perante um Júri qualificado e de uma audiência super interessada e participativa.

Ter a oportunidade de viver a experiência in loco destes momentos permite-nos afirmar sem qualquer dúvida que ano após ano a cultura empreendedora vai-se interiorizando num universo cada vez maior de jovens, professores, autarcas e demais entidades públicas e privadas contribuindo assim para Comunidades Regionais mais fortes e interligadas!
 
 
 
Final do Programa Escolas Empreendedoras na CIM da Região de Coimbra

Feira de Jogos do Gaspar em Lagoa
 
Na manhã do passado dia 1 decorreu em Lagoa a Feira de Jogos do Gaspar, evento no qual participaram 150 alunos de 6 turmas do 1º Ciclo orientados por 8 Professores.

A Aventura do Gaspar chegou assim ao fim com a apresentação à Comunidade dos jogos empreendedores que foram preparados pelos citados alunos!

Também no Sul do País e mais concretamente na dinâmica Autarquia de Lagoa os jovens alunos do 1º Ciclo tiveram acesso a uma abordagem transdisciplinar e a métodos de ensino interactivos que lhes possibilitaram desenvolver competências essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e escolar!
 
 
 
Final InterMunicipal do Programa Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões

Final InterMunicipal do Programa Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões
 
Na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, no passado dia 5, decorreu a Final InterMunicipal do Programa Escolas Empreendedoras da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Após a realização de 14 Finais Municipais – nas quais foram apresentadas mais de 150 ideias por parte de 2200 alunos com o apoio de 131 Professores e envolvendo 61 Escolas – os respectivos vencedores apresentaram as suas ideias a um Júri composto por diversas personalidades do meio empresarial, associativo, académico e administração regional.

Ano após ano a Rede Regional de Empreendedorismo, desta fantástica Região, vai deixando na mesma um verdadeiro legado na criação do seu Ecossistema Empreendedor.

Em 4 Edições do Programa Escolas Empreendedores foram proporcionadas condições que permitiram o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedores junto de mais de 7200 alunos e a capacitação de 442 Professores do 1/2/3 Ciclos e Secundário, que estiveram na génese de 560 ideias de negócio.

Em face destes números e deste envolvimento tenho a certeza que os responsáveis destes 14 Municípios, que constituem esta Comunidade, podem continuar a olhar, nos olhos, de cada um dos seus jovens conscientes de que estão a contribuir para lhes garantir um futuro melhor para as suas vidas.




Vídeo Concurso de Ideias de Negocio | Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões | 2015
 
 
 
 
2ª Edição Escolas Empreendedoras IN.AVE

Final InterMunicipal do Programa Escolas Empreendedoras da CIM do AVE
 
No passado dia 6, no bonito edifício do Centro Equestre de Cabeceiras de Basto, teve lugar a Final InterMunicipal do Programa Escolas Empreendedoras da Comunidade InterMunicipal do AVE.

Oito Grupos de Jovens do Ensino Secundário, representantes dos 8 Municípios que constituem a CIM AVE, defendem as suas ideias de negócio após terem sido os vencedores dos respectivos concursos municipais.

Na 2ª Edição do Programa Escolas Empreendedoras estiveram envolvidos, 2500 alunos do 2/3 Ciclo e Secundário, apoiados por 125 Professores no desenvolvimento de um Programa Educativo que se iniciou em Setembro de 2014 e veio a culminar com a geração de 214 ideias de negócio.

Apesar de ainda estarmos a lutar contra a narrativa dominante, de que não se justifica a introdução de programas de Empreendedorismo no currículo escolar, estes jovens que também hoje nos estão a surpreender com os seus projectos demonstram-nos, que temos razão em desenvolvermos estas iniciativas, pois as evidências que nos transmitem provam que a educação para o empreendedorismo é essencial para que possam estar preparados para as exigências que o futuro lhes irá apresentar.

Parabéns por isso a todos os Professores e Alunos envolvidos mas também uma palavra de especial apreço pelo empenho e dedicação dos profissionais da Rede de Empreendedorismo do AVE que estiveram por detrás da concepção e implementação do citado Programa de Escolas Empreendedoras desta Região.


Vídeo "2ª Edição Escolas Empreendedoras IN.AVE"
 
 
 


Projeto Partilha com Energia (EDP Produção)
 
A EDP Produção criou um programa designado “Partilha com Energia”, para promover os valores de disciplina, cidadania, excelência, competitividade e entusiasmo junto dos alunos dos 15 aos 18 anos, do 10, 11 e 12 anos do Ensino Secundário, nas Escolas de Constância, Santo André e Sines.

Tem sido com particular interesse que venho acompanhando este importante Programa o qual se encontra num momento verdadeiramente inspirador ao constatarmos o elevado envolvimento dos Jovens na concretização dos objectivos que estiveram na base da sua criação.

Ontem, os jovens de Constância receberam e acolheram os seus colegas de Sines e Santo André com a realização de um Teatro que decorreu pelas ruas de Constância e que homenageou o poeta Luís de Camões. O entusiasmo e a partilha de energia entre todos os jovens, acompanhados pelos seus respectivos Professores, foi bem evidente e pode ser testemunhada pelas fotos incluídas nesta mensagem. Um excelente exemplo de responsabilidade social corporativa , levada a cabo pela EDP, que poderá continuar a ser acompanhada durante os dias de hoje e amanhã uma vez que os Jovens irão continuar em Constância a desenvolver as diversas actividades que fazem parte do referido Programa.



 
 
 
Para mais informações sobre Educação em Empreendedorismo e o Programa Escolas Enpreendedoras pode visitar-nos em:
 
Site da GesEntrepreneur »

Acompanhe-nos no Facebook »
 
 
 
Alfazeta – Dos Açores para o Mundo!

Alfazeta – Dos Açores para o Mundo!
 
Uma Vodka diferente feita de ananás

Sempre que tenho necessidade de apresentar as ideias que suportam o Programa Escolas Empreendedoras a generalidade dos meus interlocutores acabam por me perguntar pelos mecanismos de aferição do respectivo Programa.

Naturalmente que a resposta pode ser mais ou menos fundamentada de acordo com os parâmetros que se pretendam analisar.

Academicamente existem inclusivamente estudos que nos ajudam a responder ao remeter-nos para três dimensões a saber : atitudes, conhecimento e competências.

Ora precisamente ao nível das competências empreendedoras adquiridas pelos jovens nada melhor do que ser o mercado a avaliá-las conforme voltou a ser demonstrado com o investimento realizado pelos investidores do Shark Tank da SIC, no projecto apresentado pelo jovem Paulo Pereira que ainda no passado ano lectivo participou no Programa Escolas Empreendedoras dos Açores.

De facto após ter participado no Concurso Ideia Açores, relativo à edição 2013/2014, e ter sido distinguido com o prémio relativo ao terceiro lugar continuou a desenvolver e a melhorar o seu produto/ideia de negócio – produção de vodka premium com base no ananás dos Açores – e no sábado passado acabou por ver premiada a sua iniciativa empreendedora com a captação do interesse dos 5 Investidores como pode ser visto no seguinte vídeo.

Francisco Banha


Vídeo "Alfazeta – Dos Açores para o Mundo!"
 
 
 


Smart Helmet
 
Ainda sobre o mesmo tema da aferição por parte do mercado, do trabalho realizado pelos jovens no Programa Escolas Empreendedoras, merece igualmente relevo o projecto Smart Helmet, originado no Programa Escolas Empreendedoras promovido pela Rede de Empreendedorismo da Região de Viseu Dão Lafões na edição de 2013/2014.

De facto três alunos da Escola Profissional de Torredelta de Viseu viram também o seu projecto – sistema que visa proteger os utilizadores de motociclos uma vez que a mota só liga quando o capacete está devidamente colocado na cabeça – alvo de interesse por parte dos investidores do programa Shark Tank da SIC no passado dia 28 de Março conforme pode ser visto no seguinte vídeo.


Vídeo "Smart Helmet"
 

 

 

 

CONTACTOS

Para sugestões e informações, contacte-nos através dos seguintes meios:

» E-mail: webmaster[a]gesbanha.com
» Morada: R. 7 de Junho de 1759, n.º1, Lagoal; 2760-110 Caxias, Portugal
» Tel: +351 21 441 64 60
» Fax: +351 21 441 73 87
 
 

 


Gesbanha, SA
Gesventure, SA




Distinção atribuída
à Gesbanha, SA
 

 

» GESBANHA, S.A.
www.gesbanha.pt

A Gesbanha foi fundada em 1986, por Francisco Banha como empresa de prestação de serviços em contabilidade. Adquiriu entretanto competências em áreas complementares e que são hoje o core business da empresa, nomeadamente o cumprimento das regras de Corporate Governance através da implementação de uma adequada filosofia de business Process Outsourcing.



» GESVENTURE, S.A.

www.gesventure.pt

A Gesventure possui como actividade principal apoiar os Empreendedores no processo de Angariação de Capital de Risco, tendo concluído com êxito a obtenção de 17 milhões de euros. A Gesventure é associada da APCRI, e membro da European Business Angels Network, sendo responsável desde 1999 pela organização de um conjunto de Eventos evangelizadores do Empreendedorismo e do Capital de Risco a nível nacional.


» GESENTREPRENEUR, Lda.
www.gesentrepreneur.com

A GesEntrepreneur é uma empresa líder na educação em empreendedorismo inserida na rede da
CG International, organização canadiana com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projectos de educação em empreendedorismo. Nos últimos três anos, actuou por todo o território nacional com um modelo de aprendizagem vencedor, baseado na alteração de comportamentos potenciadores de uma atitude mais empreendedora.


» GESEVOLUTION, Lda.
www.gesevolution.com

A GesEvolution actua ao nível do desenvolvimento pessoal e empresarial, apoiando os indivíduos e as organizações na aquisição de competências empreendedoras e na constituição e gestão diária do negócio. Sedeada em Penela, a GesEvolution assume como mercado primordial a zona centro do país, fazendo chegar a este novo mercado serviços que estavam antes limitados à zona geográfica de Lisboa.